segunda-feira, 12 de maio de 2008

Economia informal

Fui convidada para dar uma entrevista a alunos do último ano de jornalismo da Unip. Os três estão criando uma revista de economia informal, voltada a trabalhadores que não possuem carteira assinada. Achei o projeto muito interessante e resolvi compartilhar a experiência com vocês.

Eles estão pesquisando todo o universo das pessoas que lidam com a informalidade no mercado de trabalho. A insegurança é a palavra-chave. A maioria não se sente seguro trabalhando desta forma e muitos sonham com a cobiçada estabilidade de um emprego fixo.

Enquanto isso não é possível, os três jovens buscam opções para que estes trabalhadores diminuam seus medos e aprendam a conviver com uma renda tão instável. Entre as maiores dicas estão a previdência privada e até mesmo os seguros de vida, que podem ser encontrados por valores de até 40 reais por ano.

Como sempre, a arma para todos os problemas é a informação. Com conhecimento é possível transformar a economia doméstica em algo mais planejado e tranquilo. O futuro só depende das nossas atitudes no presente.

Parabéns pela iniciativa e sucesso!

Nenhum comentário: