domingo, 8 de junho de 2008

A organização do orçamento

Tenho dado muitas entrevistas e a questão mais recorrente é: "Como devo organizar minhas finanças pessoais?". Minha resposta é simples e direta: com objetividade.

Muitas pessoas ficam baixando planilhas mirabolantes da internet e mal descobrem como usá-las. Por isso, defendo que a melhor planilha é aquela que você mesmo cria e entende.

E, ao contrário do que parece, esse não é um desafio complicado. A pessoa só precisa ter em mente duas coisas: quanto eu ganho e quanto eu gasto. Simples assim. A planilha deve ter basicamente duas colunas, a de entrada e a de saída.

Não é necessário nem que isso seja feito em computador. Um caderno velho pode muito bem dar conta desse recado.

A única coisa que se precisa estar atento é para não boicotar a própria planilha. Números são exatos e não dá para dar aquele famoso "jeitinho" brasileiro. Se gastar um real, ele tem que constar na planilha. Caso contrário, ela não terá sua função devidamente exercida.

Nenhum comentário: